Dia 11 de agosto, dia do advogado! Profissão injustiçada, haja vista a remuneração medíocre, responsabilidade exorbitante e reconhecimento escasso...
Ser advogado nos dias atuais é uma luta diária e merece todo reconhecimento e prestígio do mundo.
Dias corridos, noite sem dormir, palestras infinitas, cursos de reciclagem... É, amigos, advogado não tem vida; tem prazo! Recebi hoje um e-mail com um texto, de autor que desconheço, que descreve bem os profissionais do direito! Segue o texto:
"Advogado não discorda, acorda; não fofoca, transfere fatos; não engana, tem vício redibitório; não é indiscreto, é espontâneo; não anda, transita não transa, usufruta não responde, devolve a pergunta não namora, tem sucumbência recíproca não tem opinião, tem parecer não pergunta, intima não atrasa, tem prazo dilatório."
"Ser advogado é ser bom, quando necessário. Ser justo, sempre. Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade. Ser solidário com o inocente e ser duro com o infrator." (Quem dera fosse assim na prática! rsrsrs)
Aos colegas de profissão e aos que estão nessa louca caminhada, parabéns pelo nosso dia!
Fiquei sabendo hoje, que dia 28 de abril deste ano, um amigo de infância, Danilo Leone, 24 anos, personal trainer, faleceu em um acidente de carro. Apesar do pouco contato dos últimos anos, estudamos por muito tempo juntos no Colégio São José. É estranho pensar que aquela pessoa que estava com você todos os dias, compartilhava sonhos, como entrar para o exército mesmo sendo canadense, gostava do Wolverine e de comida italiana não vai mais trombar com você por aí, como da última vez que nos vimos, em uma festa junina da FECAP. Ainda estou em choque de saber que alguém tão novo e saudável tenha nos deixado. Fica a saudade e meus sentimentos para a família e demais amigos. Descanse em paz, Leone! E termino cm uma frase que o Danilo mesmo dizia: "I`m the best in what i do!!!"
Flores, chocolates, presentes, cartões e juras de amor eterno; todos ingredientes para um dia dos namorados inesquecível, ou não!Não perceberam a falta de nada?! Um detalhe pequeno... Ainda não?!O NAMORADO!!! Claaaro!Como comemorar o dia dos namorados sem um companheiro(a)?!É por isso que eu, mais uma vez sofrendo as consequências de ser "mulher de músico", estou aqui, já que dia 12 de junho o Carlos vai estar em Campos do Jordão, curtindo todo o glamour do festival de inverno sem minha presença!Ao contrário do que já ouvi muitos caras dizendo, que dia dos namorados é uma mera instituição comercial, se enganam! Claro que virou data comercial quando o publicitário Antonio José Braz trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentin, para incentivar a troca de presentes entre os enamorados.mas como não podia deixar de ser, tem sim um fundinho histórico e romântico!Tudo aconteceu porque o bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.Aqui no Brasil creio que se comemora no dia 12 de junho, pq dia 13 é dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro... Como vou estar avulsa, vou seguir a onda do Luizinho e "me alugar" para o dia dos namorados! O pagamento deve ser feito em dinheiro e à vista! O pacote inclui conhecer os pais, andar de mãos dadas e 3 fotos para as redes sociais! hahahaha Feliz dia dos namorados adiantado! E cuide bem do seu amor!!!
Feriado prolongado chega a ser praticamente uma promessa de descanso e lazer, de um tempo perfeito e imaculado! Cheguei a achar que este não seria um dos meus melhores feriados, apesar de ter caído numa quinta feira... O tempo não estava dos melhores e o Carlos ia passar TODOS os dias do feriado viajando à trabalho, mais uma das desvantagens de ser casada com músico; a solidão em datas comemorativas, finais de semana e feriados, principalmente os prolongados! Mas, como diria a Camila, que, by the way, está virando uma vampira, pasmem vocês (foto do motivo das minhas suspeitas acima! rsrs) "fomos surpreendidas novamente!" O que eu achei que seria um feriado xexelento, transformou-se em um dos melhores feriados que já tive! Quinta feira, que foi níver da minha irmã, Arícia (parabéns pra vc, que ilumina meus dias há 22 anos!), fomos almoçar em uma churrascaria aqui perto de casa e gente, a comida estava tão boa que eu e um amigo meu, o Beto, quase morremos de tanto comer! Posteriormente, fomos no Parque do Ibirapuera e apesar de eu não ter conseguido pedalar aquele monte de metal, que me juraram ser uma bicicleta, nem por 15 míseros minutos, sentar na grama, tirar fotos hilárias e ver o sol se pondo com os amigos foi muito bom! Saindo do Ibirapuera, fomos jogar Daytona num fliperama no qual eu costumava bater cartão toda sexta feira na minha época de colégio! Compramos muitas guloseimas e viemos para meu humilde bangalô! Pedimos pizza e vimos um filme, que ficou classificado como pseudo-terror! rsrs Sexta, como minha irmã estava trabalhando, fiquei em casa, dormindo até 12h, acreditem! Não há nada tão bom quanto dormir até tarde em um dia de frio! Com o cair da tarde o dia já estava ficando entediante e resolvi ligar pra um amigo de infância, para irmos ao cinema! Foi como ter 15 anos de novo! Ir ao Mc, dar risada, conversar... Hoje, sabadão, o Carlos continua fora... Mas, vai rolar um boliche com os amigos! Lógicamente sou péssima jogando, mas estou pronta para a humilhação de ficar em último lugar na pontuação de 3 pistas! hahaha O que eu quero dizer com tudo isso é que, vc não precisa ir viajar no feriadão, gastar rios de dinheiro com programas super caros, nem tampouco ficar em casa isolado como um ermitão! Com pouco dinheiro, disposição e alguns bons amigos, a tal promessa do feriado perfeito pode sim ser real! Basta vc fazer valer a pena!
Na noite fria de ontem, fui à Sala São Paulo, minha "queridinha", depois do Teatro Municipal, ver a apresentação da Orquestra de Câmara de Basel com solo da cellista Sol Gabetta (foto: Marco Borggreve).A Argentina de 29 anos, em seu esplendoroso vestido lilás, fez com que, a cada arcada em seu valioso e raro cello feito em 1759 por Giovanni Battista Guadagnini, sua alma se expandisse, ocupando todos os cantos da Sala São Paulo, que ficou pequena para suportar tamanho talento!A orquestra suíça de Basel também não deixou nada a desejar. Muito entrosamento entre os músicos e afinação impecável fizeram daquela uma apresentação excepcional, contendo em seu programa as Danças Populares Romenas de Béla Bartók, Concerto para Violoncelo e Orquestra, em Ré maior, Badley D3 de Leopold Hofmann, Divertimento para Orquestra de Cordas, também do Bartók e Concerto para Violoncelo e Orquestra nº1, em Dó maior, Hob, VIIb: I.Infelizmente não entendi o nome do que foi tocado no bis da Sol, mais digo que foi muitooo bom!Fato engraçado! A moça sentada ao meu lado virou para a filha e disse: "Ah, ia ficar tão melhor se tivesse um teclado..." HAHAHAHACultura, meu povo! Faz bem e não machuca!!!!
Semanas, meses, anos, décadas de relacionamento com aquele cara que parecia o "mister right". Tudo indo perfeitamente bem, quer dizer, não tão perfeitamente assim, mas todos somos humanos e temos defeitos. O tempo vai passando e os defeitos do tal "príncipe encantado" vão aumentando e quando você menos espera... o príncipe virou sapo! Mas não aqueles sapos de pelúcia super fofos, virou uma sapo-boi, enormeeee, verruguento! Coloca o pé na mesa, coça o saco, arrota em público, solta mais gases poluentes que os EUA... Virou um ogro mal educado. O que fazer?! Como agir? Para onde foi aquele cara que abria a porta do carro para você, trazia flores nos encontros, te levava para jantar, e ainda pagava a conta, te ouvia atentamente, mesmo quando você falava do seu dia tedioso no trabalho ou da TPM que estava atacada?! Simples; transforme seu sapo em príncipe novamente! Como?!! Aja da mesma forma que ele! Vire uma sapa! E quando ele reclamar, simplesmente responda: Ué, amor, achei que era disso que você gostava, já que é assim que você se comporta! Se mesmo assim ele não se tocar é porque você estava enganada! Ele não virou um sapo, e sim um burro! Time to move on!!! Procure outro cara e certifique-se de que ele é um "homo sapiens" e não um "bufo marinus"!
Hoje, dia 27/05, minha melhor amiga, Drª Camila Trindade, a Ca, completa mais um ano de sua gloriosa existência.
Como agradecer à Deus por amizade mais completa, sincera e verdadeira?
Amizade essa que surgiu de maneira tão inesperada através da Aline, lembra, Ca?! Começou assim que você ela entrou na minha sala da facul, sem conhecer quase ninguém, achando até que eu não ia com sua cara?! Hahaha! Nossa amizade foi a coisa mais natural e espontânia do mundo; tão natural quanto respirar! Em poucas semanas já estávamos inseparáveis como irmãs, lidando com todos os tipos de adversidades acadêmicas, sentimentais, laboriais… Até com gente louca nós tivemos que lidar! Rsrs
Lembro como se fosse hoje a 1ª vez que comemoramos o aniverário dela juntas; no Mc da São Joaquim, com o Marcão! Não foi uma Mc Festa, mais valeu a pena! Cara, como éramos diferentes!
Tanta coisa aconteceu de lá pra cá!
Nossa amizade se fortaleceu, nos tornamos cada vez mais cúmplices, amigas, irmãs, inseparáveis, nos formamos, fizemos cursinho, enlouquecemos com a OAB, passamos na OAB, a Ca ficou noiva, eu criei este singelo blog enquanto estávamos no msn, nossos cabelos mudaram 1 milhão de vezes… Uau! Quanta coisa!
E graças à Deus, tenho o orgulho de dizer que mais um ano se passou e nós continuamos aqui, equilibrando os problemas, fazendo planos, rindo, chorando, sonhando e conquistando!
Amiga, MUITO OBRIGADA POR FAZER PARTE DA MINHA VIDA E DEIXAR QUE EU FAÇA PARTE DA SUA! Parabéns e tudo de melhor sempre! Sucesso, paz, saúde, amor, dinheiro, felicidade e paz!
Lanches atraentes e suculentos, pernas sensuais, sorrisos mais brancos combinados com beijos demorados, carros que não faltam nem falar, esmaltes que não descascam, batons que te fazem conquistar o mundo, perfumes que te tornam poderoso... Estas são apenas algumas das promessas, nem sempre tão verdadeiras, que as propagandas nos fazem.
Viver com a ilusão de que tais promessas possam ser verdadeiras chega a ser tanta ingenuidade quanto acreditar em Papai Noel. Como, justamente na era da tecnologia e da informação indiscriminada, ainda acreditamos, sim, acreditamos pois me incluo neste rol, que promessas claramente impossíveis possam ser verdade?
Qual mulher nunca comprou um batom para se sentir mais segura, ou qual homem nunca achou que certo carro o faria mais bem sucedido e popular?
São por essas e outras que os publicitários se aproveitam da ingenuidade da população para vender seus produtos miraculosos.
Pode parecer estranho estar falando sobre propaganda, mais o assunto surgiu hoje numa conversa de msn. A questão era: Você já percebeu que na maioria dos comercias televisivos de creme dental sempre tem alguém se beijando?
É como se milagrosamente você escovasse os dentes, saísse na rua e de repente, não mais que de repente, uma multidão de gente linda viesse para te beijar! Doce ilusão! Como diria o Viny, um amigo muito querido: “Ha, ha, ha! Papai Noel só vem no Natal!”.
E para comprovar que o que digo não foge em nada da realidade, achei um site na internet, de um fotógrafo chamado Sergio, que teve a ótima iniciativa de tirar fotos que comparam as propagandas enganosas com a realidade do produto vendido. Segue o link: http://www.flickr.com/photos/sergimbsb/sets/72157594355771443/
Pois é, minha gente! Não existe mulher feia e sim pobre e mal cuidada! Prova disso é a carismática Gorete da Silva, paulista de 31 anos, que atuava como Paula Veludo no programa de humor Pânico na TV! Apesar da querida Gorete ter perdido sua vaga de Paula Veludo no programa, ganhou um visual completamente melhorado, orçado em R$ 113 mil, uma reforma no seu ap na COHAB e ainda um "tapa" no visual do maridão! Quer mais?!!! Gorete pode não ter ficado a cara da top Gisele Bündchen, mas ficouparecidíssima com a apresentadora Márcia Goldschimdt. Melhor que nada, né?! rs
Dentre as milhões de profissões existentes, uma vem me chamando a atenção ultimamente: Mulher de músico. Falando assim referida profissão parece hilária, ilusória e inexistente, mas acreditem, NÃO É! Venho vivenciando tal profissão desde 15/05/2005, início de meu namoro com meu atual marido, o músico Carlos Iafelice. Entra ano e sai ano e a rotina de trabalho do meu adorável esposo só nos enlouquece mais e mais! É trabalho em Tatuí, Diadema, escrever arranjos, fazer composições, aulas na facul, aulas particulares, tocar de dia, de noite, de tarde, de madrugada... Seria cômico se não fosse trágico! Chega a ser impossível planejar um fim de semana já que muitas das apresentações e cachês surgem inesperadamente, e quem sofre com tanta insanidade?! Sim!!! Quem sofre somos nós, as pobres esposas, noivas e namoradas de músicos! Ficamos no meio desse mar de indecisões e incertezas, temos que competir com a música, que chega a ser amante de nossos homens e o pior, claro, pq sempre tem pior, NÃO SOMOS REMUNERADAS! No nosso querido Brasil ser músico mal chega a ser considerado profissão. As condições de trabalho precárias e a péssima remuneração impedem que estes trabalhadores incansáveis dêem à suas mulheres a devida recompensa pelas horas de ausência, solidão e preocupações. Fora que somos nós, as mulheres na vida destes profissionais que fazemos "o show acontecer". Ou vocês acham que a inspiração, ternos limpos, camisas impecáveis, smokings alugados, gravatas borboleta e afins vem da onde?! É, meus queridos...Não é fácil! Mais como dizem: "O show tem que continuar!" E é por isso, e muitoooo amor, que nós, mulheres de músico, mesmo em meio aos trancos e barrancos continuamos aqui!
Como prometido, aí vai o manual do estagiário! Esse tem alguns ítens específicos para estagiários de Direito.
1- Por mais que falem o contrário, jamais se esqueça de que você também é gente! 2- Não, pegar roupas na lavanderia e ir pagar a mensalidade da escola do filho do seu chefe não fazem parte do aprendizado. 3- Sempre tenha na mochila: caneta, papel, grampeador, guarda-chuva, desodorante, algo para comer, algo para ler e algo para ouvir. 4- Ficar em filas geralmente é extenuante, caso você não tenha com o que se distrair, puxe conversa com alguém da fila. Quem sabe você não arruma um esquema bom e consegue alguém com quem dividir os andamentos do Fórum... 5- Faça amizade com o maior número de pessoas. Tanto faz se são da sua facul, outros estagiários, cartorários, caixas de banco... Ter contatos sempre salva a vida em momentos de aperto! 6- Nunca saia sem dinheiro suficiente para voltar para casa. 7- Se for faltar na aula, consiga alguém pra responder chamada por vc. Reprovar por faltas é muita burrice! 8- Se vc não lembrar seus chefes que vc está há 12 horas sem comer eles provavelmente não lembrarão de tão singelo detalhe. 9- Se for possível escolher entre metrô, trem e ônibus, escolha sempre o metrô. E tenha em mão o mapa com as linhas dos referidos meios de transporte. 10- Se perder é normal, não sinta vergonha de pedir informações. 11- Te deram aquela liminar para despachar com o Juiz?! Faça cara de dó, entregue a petição na mão dele e peça a Deus para q dê tudo certo! 12- Tá afim de dar um cambal? Beleza! Só se atente para o fato de que no protocolo das petições aparece data e hora. Nem todo advogado é lesado. 13- Tenha bons amigos na facul. A vida de estagiário é dureza, e muitas vezes serão os amigos os salvadores da pátria! 14- Se dormir durante a aula não acorde assustado dizendo que foi só um pesadelo, pega mal! 15- Quando se tornar um advogado, não faça o q fizeram com vc com o pobre do seu estagiário, por incrível que pareça, mandar o coitado lavar papel carbono não fortalece o caráter! 16- Seja educado, SEMPRE e otário, JAMAIS! =p
E quem disse que era impossível?! Pois sim, minha profissão atual é: advogada não praticante! Como católicos que não vão à missa, eu não vou ao Fórum!
Não pensem que "joguei fora" 5 anos de árduo estudo, incluindo a fase dolorosa que foi a preparação para o exame da OAB! Simplesmente não me vejo mais atuando em uma área que encontra-se completamente saturada. Conhecimento NUNCA é demais, afinal, a faculdade de direito serviu para inúmeros propósitos, tais como: conhecer os MELHORES amigos do mundo (Ca, Aline, Keli, Isaac, Japa, Hilton, Magrão, Benits, Renato, Gi, Leo...), conhecer os advogados mais loucos do ramo e trabalhar em escritórios totalmente enlouquecidos, perder a vida e ganhar prazos, me tornar a estagiária mais eficiente do planta, já que além de redigir Recursos, Petições, Relatórios, Contratos, ir aos Fóruns mais longínquos eu ainda cortava o cabelo das companheiras de trabalho, passava trotes hilários, cozinhava, fazia imitações e contava piadas! Mas não pensem que foi só alegrias!!! Longe disso!!! Cheguei a escutar de um certo chefe que eu tinha muita sorte em sentar em uma cadeira almofadada e beber água filtrada, já que eu poderia estar cortando cana embaixo de um sol escaldante! E que se eu queria ir ao Fórum de ônibus e não à pé, era melhor começar a pedir carona! rsrsrs A vida de um estagiário de direito é feita de fortes emoções! As pegações na facul, os amigos que te consolam depois de uma prova daquelas, professores que se acham deuses, juízes que têm essa certeza, fazer o protocolo de um prazo fatal às 18:59h em um dia chuvoso... Enfim, são tantas as lembranças que no próximo post montarei um manual de sobrevivência básico para todo bom estagiário, pq estagiário também é gente!!! E a vida continua! Em busca de uma nova carreira!!! All new, again!
Angélica Lamano, 24 anos, casada, curiosa, filha, amiga, mulher de músico, ex violinista, advogada não praticante, atual blogueira e quem sabe futura escritora. Dona de um senso de humor pitoresco, ironia fina e de um cabelo em constante mutação!