Lanches atraentes e suculentos, pernas sensuais, sorrisos mais brancos combinados com beijos demorados, carros que não faltam nem falar, esmaltes que não descascam, batons que te fazem conquistar o mundo, perfumes que te tornam poderoso... Estas são apenas algumas das promessas, nem sempre tão verdadeiras, que as propagandas nos fazem.
Viver com a ilusão de que tais promessas possam ser verdadeiras chega a ser tanta ingenuidade quanto acreditar em Papai Noel. Como, justamente na era da tecnologia e da informação indiscriminada, ainda acreditamos, sim, acreditamos pois me incluo neste rol, que promessas claramente impossíveis possam ser verdade?
Qual mulher nunca comprou um batom para se sentir mais segura, ou qual homem nunca achou que certo carro o faria mais bem sucedido e popular?
São por essas e outras que os publicitários se aproveitam da ingenuidade da população para vender seus produtos miraculosos.
Pode parecer estranho estar falando sobre propaganda, mais o assunto surgiu hoje numa conversa de msn. A questão era: Você já percebeu que na maioria dos comercias televisivos de creme dental sempre tem alguém se beijando?
É como se milagrosamente você escovasse os dentes, saísse na rua e de repente, não mais que de repente, uma multidão de gente linda viesse para te beijar! Doce ilusão! Como diria o Viny, um amigo muito querido: “Ha, ha, ha! Papai Noel só vem no Natal!”.
E para comprovar que o que digo não foge em nada da realidade, achei um site na internet, de um fotógrafo chamado Sergio, que teve a ótima iniciativa de tirar fotos que comparam as propagandas enganosas com a realidade do produto vendido. Segue o link: http://www.flickr.com/photos/sergimbsb/sets/72157594355771443/
E fica a pergunta: Propaganda; você acredita?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário